09/05/12

LARANJINHA KINKAN…!!!


Se você quer uma espécie ornamental para colorir o seu jardim e ainda aproveitar os seus frutos... a Laranjinha-Kinkan é uma ótima opção.

As laranjinhas brotam o tempo todo... o que faz sua safra durar todo o ano. O uso desse espécie e dos cítricos em geral ainda é pequeno no paisagismo, comparado a reputação de uma jabuticabeira... ou pitangueira ou uma romãzeira. Cultivá-los é até mais divertido. Eles resistem bravamente a ventos fortes e dão frutos o ano inteiro. O melhor é que podem habitar varandas de apartamento.

A Kinkan (também chamada de “Laranja de Ouro”) não é exatamente uma laranja (apesar de assim ser chamada). A espécie pertence ao gênero Fortunella, e não ao Citrus (que inclui laranjas e tangerinas, entre outras). A Kinkan apresenta alguns diferenciais, como a menor quantidade de gomos, a casca mais fácil de digerir e a proporção entre teores de açúcar e grau de acidez.

Alguns chefes de cozinha consideram as características dessa espécie muito interessantes para criações gastronômicas. Segundo Steven Kerlo, chef de restaurante em São Paulo, "é possível usá-la em molhos ácidos, que equilibram o sabor de pratos com carnes gordurosas ou aves de caça. Como é colocada inteira, com casca e tudo, o efeito visual é bonito”.

Acredita-se que a “Laranja de Ouro” chegou ao Brasil com a primeira leva de imigrantes japoneses. Mas os portugueses já conheciam a fruta na época do Brasil Colonial - há registros do século 17 - em que missionários portugueses na China descrevem a fruta. Seja como for, é nas áreas onde os japoneses se estabeleceram que a Kinkan é mais cultivada. No Brasil, as principais regiões produtoras ficam em São Paulo.

Degustar a Kinkan em forma de caldas, molhos ou compotas é o mais comum no Brasil. Os japoneses a consomem mais "in natura", com casca e tudo. No Japão, onde a maioria das frutas custa muito caro, a Kinkan é barata e muito popular. Diz a lenda que é uma fruta que traz felicidade.

Além de felicidade, pode trazer saúde. A Kinkan é rica em vitamina C , cálcio, potássio e boa fonte de vitamina A, fósforo e outros micronutrientes.

Nome científico: Fortunella margarita / Origem: Ásia

Detalhe das flores

Compondo o paisagismo da varanda

Foto da casa da mamãe

Foto da casa da mamãe

Detalhe dos frutos





15 comentários :

  1. Olá como eu faço para conseguir as mudas de kinkan?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulo ,

      a Tati responsável pelos posts de paisagismo está off no momento.Mas assim que retornar ela vai te responder.
      Bom saber que você é irmão em Cristo.
      Abraços.

      Excluir
    2. Oi Paulo!
      Em boas floriculturas você consegue comprar mudas de Kinkan já produzindo.
      Na hora de comprar, verifique se a muda está livre de pragas e doenças. E é melhor você levar pra casa uma que tenha pelo menos 3 galhos saindo do tronco principal.
      Qualquer outra dúvida pode me perguntar!
      Abraços!

      Excluir
    3. UMA DELÍCIA, PODE SER CULTIVADA EM VASO E MUITO ORNAMENTAL… Onde encontrar a muda de LARANJA KIKAN: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-449702157-muda-de-laranja-kikan-ja-produtiva-apenas-3450-frete-_JM Melhor que a Laranja Kikan ou qualquer outro citro é o LIMÃO CORAÇÃO BAHIA... HUMMMM SABOROSO E DOCE. Onde encontrar??? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-444034737-limo-coraco-bahiadoce-01-fruta-in-natura-apenas-r190-_JM

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Primeira vez que eu vejo essa fruta me agua na boca. Etou com vontade de comer ela é muito fofa haha legal. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anônimo...
      Ela além de ornamental é muito saborosa. Você pode come-la in natura (direto do pé...com casca e tudo) e também fazer doces e geléias.
      Abraços...!!!

      Excluir
  4. A sexta foto, de baixo para cima está muito massa. Sou novo ainda, tenho 16 anos, mas já penso em cultivar alguns frutos na minha casa. Essa pé é bem pequenininho e dá frutos, ta perfeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vinícius. Para começar a cultivar frutíferas em casa não tem idade. Que sua iniciativa sirva de exemplo para outras pessoas. Se precisar de alguma ajuda estamos sempre à disposição.
      Um grande abraço...!!!

      Excluir
  5. quanto tempo ela demora dar fruto? quero plantar varias na fazenda :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Hoje você já consegue comprar mudas já produzindo...!!!

      Excluir
  6. Quais os tipo de doenças podem apresentar um pé de Kinkan?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Um pé de kinkan pode apresentar alguns tipos de doenças e ataques de pragas. Se você tiver um pé doente me mande uma foto...assim fica mais fácil de te ajudar.

      Excluir
  7. se for mudas de sementes..quanto tempo para produzir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angélica. Vários fatores podem influenciar nesse tempo de produção. Mas acho que em uns 3 ou 4 anos você já pode ter os primeiros frutos.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...