03/12/12

ORQUÍDEAS...COMO CULTIVÁ-LAS EM TRONCO DE ÁRVORES?


Queridos...a alguns dias atrás um leitor deixou um comentário aqui no blog, perguntando qual seria e melhor forma de cultivar orquídeas em tronco de árvores. Como eu acho que essa deve ser uma dúvida de muitos leitores aqui do blog, resolvi fazer um post sobre o assunto.

E confesso que achei a pergunta muito pertinente, pois muitas das vezes, as pessoas compram ou ganham de presente as orquídeas belas e floridas e quando as flores murcham e caem, são jogas no lixo. Aqui em Belo Horizonte tem até uma campanha para que as pessoas peguem as mudas e coloquem-nas em uma árvore. Pode ser em uma árvore perto da sua casa, em uma pracinha, num parque ou até mesmo no jardim. 
 
Outro dia mesmo eu fui prestar uma consultoria em um condomínio e a síndica veio toda orgulhosa me mostrar o tronco de uma árvore logo na entrada da portaria repleta de orquídeas presas ao tronco. Resultado de uma campanha feita entre os próprios moradores. E as orquídeas estavam todas floridas, embelezando ainda mais a fachada do prédio e trazem um pouco mais de vida e alegria para aqueles que passavam por ali.

Troncos de árvores são o habitat natural de muitas espécies de orquídeas. Elas são epífitas, pois se desenvolvem utilizando outras plantas como suporte. Mas não confunda as orquídeas com plantas parasitas, pois elas não sugam a planta hospedeira, nem a prejudicam de alguma maneira. Elas gostam de lugares iluminados, mas sem luz do sol direto em cima delas. Vento em demasia também não é legal. Lembre-se que as orquídeas originalmente vivem em troncos de árvores, em locais sombreados e úmidos, protegidos do vento em excesso.
 



 
Uma dica muito importante: Não transplante a orquídea quando ela ainda estiver florida. Deixe as flores caírem para só então mexer em seu vaso. Isso porque após a florada, ela entra na fase vegetativa, ou seja, começa a desenvolver as folhas, brotos e raízes. É o início da preparação para a próxima fase reprodutiva (nova florada) e o crescimento está a todo o vapor.

Para se fazer o transplante é bem simples. Deve-se tirar a orquídea do vaso e envolver as raízes com substrato e tudo com um pano ou tecido fino. O melhor em minha opinião é utilizar tecidos como linhagem ou juta. Você pode usar também a fibra de coco, mas dê preferência aquelas sem adição de cola, pois isso pode prejudicar o desenvolvimento da planta. É fácil notar a diferença na hora de comprar: as placas feitas apenas com fibra de coco são leves e bem porosas. Olhando de perto percebemos que não existe nada unindo as fibras. Uma vez envolvida pelo tecido, amarre tudo no tronco, deixando a muda na vertical. Para reter mais umidade você pode colocar junto ao substrato musgo ou esfagno. Não amarre a muda com barbante fino. Ele acaba machucando a planta à medida com que ela cresce.
 




 
Desta maneira a orquídea não vai sofrer muito com a transição, pois ainda está envolvida pelo substrato, suas raízes não ficam expostas e é muito mais fácil manter a umidade. As regas devem ser constantes (sempre que o substrato estiver seco). A frequência vai depender da rapidez que o substrato seca. Se você deixar o substrato secar às vezes, tudo bem, ela vai crescer, mesmo que seja um pouco mais lentamente. Eu acho melhor molhar as orquídeas com borrifadores, aqueles de plástico mesmo. Mas uma coisa é muito importante, compre um borrifador só pra este fim. Não reutilize aqueles que contiveram um dia algum produto de limpeza, pois eles são tóxicos para as orquídeas.

E depois, observe. O primeiro sinal de que as coisas estão indo bem, é o surgimento de novas raízes. Você sabe que elas estão saudáveis se a ponta estiver bem verde. Como o sistema radicular está envolvido pelo substrato, muitas vezes você conseguirá ver poucas raízes. Mas muitas estarão escondidas no substrato, já se fixando no tronco. Quando as raízes estiverem bem fortes e a planta fortemente fixada ao tronco, você poderá deixá-la livre. Nesta fase, ela já conseguirá se virar bem sozinha.
 
 
As mais comuns são as “olho de boneca” ou Dendróbio (Dendrobium nobile). Devido à sua rusticidade, elas formam verdadeiras touceiras, com inúmeras flores. Lindo espetáculo da natureza.









 

24 comentários :

  1. Parabens pelo belo artigo sobre orquídeas!! Pelos sítios onde trabalho, partilho mudas de orquídeas. Depois de algum tempo é só apreciar.

    ResponderExcluir
  2. Oi Alexandre a Alana!
    Que bom que vocês gostaram do post. Mande pra gente algumas fotos dessas orquídeas para publicarmos aqui no blog?!
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Parabens! Muito bom artigo! Estou começando no "ramo", e pra mim foi muito útil, além de empolgante! Haha , hoje é sair do trabalho e plantar mais duas na arvore! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Matheus...!!!
      Fico feliz que o post tenha sido "inspirador"! Continue nos acompanhando.

      Grande abraço...!!!

      Excluir
  4. parabéns gostei muito, mas porque aquelas orquídeas estão embrulhada com um pano amarelo, aquelas do início. um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Reginaldo, aquela foto é só a título decorativo mesmo, o pano amarelo é só um "enfeite". Abraços...!!!

      Excluir
  5. lindos eu fico louca so de ver baaaarbaro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anônimo...são mesmo muito lindas né? Abraços...!!!

      Excluir
  6. Gostaria de saber se posso cultivar orquídeas em ambiente com ar condicionado (geralmente temperatura de 23° a 25°, já estão em pedaços de troncos, o setor possui pouca iluminação proveniente do sol a uma janela de 2 m de distância do local cultivado.
    Obrigado. Marcelo Vaz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcelo! Esse local não é o mais recomendado para o cultivo de orquídeas, pois o ar condicionado retira a umidade do ar e como você disse...é pouco iluminado. Se você quer deixar o local mais bonito, pode manter as orquídeas lá até que ela perca as flores. Depois sugiro colocá-las em um ambiente bem iluminado (sem incidência direta de sol), úmido e ventilado. Espero ter ajudado...!!! Abraços...!!!

      Excluir
  7. Adorei as dicas, goa a orquidea de quantos em quantos dias ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Letícia, quando você transplantar a orquídea o ideal é molhar todos os dias! Abraços...!!!

      Excluir
  8. Olá, amei as dicas . Vou fazer as minhas , assim que estiverem lindas envio fotos..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba...adoro receber fotos dos nossos leitores...!!! Estou esperando...!!! Beijos...!!!

      Excluir
  9. parabéns pelo trabalho .Dessa forma será sempre feliz ! A orquídea é uma planta cheia de mistérios,que jamais conheceremos todos.Só posso dizer uma coisa,gosto muito desse mundo maravilhoso.Felicidades,sempre !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo(a)...as orquídeas são realmente muito lindas. Agradeço as palavras de carinho...!!! Um grande abraço...!!!

      Excluir
  10. Tenho algumas catileias, mas só floriram uma vez ou seja só quando veio da floricultura, elas soltam bastante brotos novos ai eu fico feliz achando que dessa vez vem flores mas nada. O que pode estar acontecendo.
    Tenho outras aqui em casa que é muito engraçado o que acontece com elas, antes das flores caírem, nasce outro talo no mesmo galho e vem mais um monte de flores, não canso de admira-las são belíssimas.
    Abraço.
    AL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!! Não sou especialista em orquídeas, mas talvez elas não estão florescendo por falta de nutrientes, então é bom adubá-las de tempos em tempos. Tenho uma orquídea que demorou 6 anos para dar as primeiras flores...hehehehe...!!! Abraços...!!!

      Excluir
  11. Quero plantar orquídeas numa árvores aqui em casa, não sei qual espécie.
    Ela dá um líquido branco que ao secar parece cera. Posso plantar no seu tronco? Posso plantar já com flores, quero enfeitar esta árvores e espero que ano quem vem, nesta mesma época tenha flores?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laurianne! Pela descrição não sei de qual árvore você está falando. Não recomendo transplantar orquídeas ainda com flores, elas sentem muito! Abraços...!!!

      Excluir
  12. queria saber se eu tenho realmente uma Oncidium chuva de ouro pq achei uma em um pé de manga e estou morrendo de procurar na net e não acho aki tem uma foto dela mas nao tem com flores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá...pela foto eu não sei te dizer ao certo qual é a espécie de orquídea!

      Excluir
  13. Gente eu amo as orquídeas!Achei as dicas ótimas!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...