05/12/12

PISOS E CAMINHOS PARA SEU JARDIM...!!!


Para desfrutar do seu jardim da melhor forma possível, é preciso criar áreas de circulação...de preferência com matérias práticos e de fácil manutenção. As opções são muitas e permitem obter um efeito bonito, bem integrado com a vegetação e com o estilo da casa a escolha será determinada pelo uso que você vai fazer de casa espaço.

Beleza está longe de ser o único quesito na hora de escolher o piso de um caminho na área externa. O material precisa ser antiderrapante e, se possível, drenante e ecologicamente correto, as opções são inúmeras e vão de produtos tradicionais como pedra e madeira a outros mais elaborados. Há pisos feitos de pneus, telhas e até lâmpadas recicladas; que imitam madeira e pedra; pisadas sintéticas para usar no jardim; e elementos vazados, que podem ser preenchidos com grama ou pedriscos.

As pedras, por serem de fácil manutenção, são uma ótima alternativa para caminhos na área externa. As opções são inúmeras e vão de seixos rolados, que devem ser fixados sobre o contrapiso, a placas maiores, colocadas diretamente sobre o solo. Confira uma seleção de pedras ideais para dar um toque rústico ao seu jardim.
 
Pedra São Tomé

Pedra São Tomé

Pedra São Tomé

Pedra São Tomé

Pedra São Tomé

Pedra São Tomé
 
Cores e tamanhos de seixo rolado

Seixo branco

Seixo

Seixo

Seixo
 
Pedriscos

Mosaico português

Mosaico português

Mosaico português

As madeiras reaproveitadas são ecologicamente corretas e viraram moda nos últimos anos. As mais conhecidas são os dormentes de antigos trilhos de trem e cruzetas, reaproveitadas de postes de energia elétrica. São indicadas para caminhos, escadas, áreas de descanso e deques. As madeiras podem ser colocadas diretamente no solo aplainado ou encaixadas umas nas outras, como mostra a foto acima.
 
Deque de pinus autoclavado

Dormente

Deque de cruzetas

Pinus autoclavado

Deque

Deque de cruzetas

Deque

Dormentes

Dormentes

A categoria de pisos cimentícios é composta basicamente por dois tipos de piso: as placas de concreto, indicadas para calçadas, estacionamentos e caminhos; e as pisadas - decoradas ou não - que dão charme ao jardim e são aplicadas diretamente sobre o solo ou gramado. Alguns desses pisos são feitos com pedras naturais e garante a permeabilidade do solo, pois são drenantes.
 
Piso cimentício drenante

Piso cimentício imitando madeira

Modelos e cores de piso cimentício

Modelos e cores de piso cimentício

Pisada 

Pisada

Os pisos de pneu reciclado são ecologicamente corretos e podem ser encontrados tanto na forma de pisadas, para fazer caminhos no jardim, quanto na forma de placas, para cobrir espaços maiores.
 
Pisadas de pneu

Pisadas de pneu
 

23 comentários :

  1. Os caminhos com seixos ou pedriscos sao muitos charmosos e da uma sensação de calmaria.
    Muito legal o seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Eu também gosto muito de seixos e pedriscos para formar caminhos no jardim, acho que eles conferem uma ar mais rústico e agradável ao ambiente.

      Abraços...!!!

      Excluir
  2. Gostaria de saber se o piso cimentício ou as pisadas de pneu são drenantes o suficiente para substituir o seixo. Estou querendo substituir o seixo pelo fato de estar em local de passagem constante, espalhando as pedras e fazendo buracos onde se passa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Deise! As pisadas de pneu são drenantes e você tem também a opção das placas de piso drenante. Abraços...!!!

      Excluir
  3. Muito interessantes os caminhos com dormentes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo! Eu também adoro caminhos com dormentes, acho que deixam o lugar mais aconchegante...!!! Abraços...!!!

      Excluir
  4. Quero fazer um caminho de seixos no meu jardim e nao queria ter que fazer contrapiso de cimento.. Como posso substituir esse contrapiso? Muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo! Você pode assentar os seixos sobre uma camada de areia, mas lembrando que elas vão ficar soltas, então elas podem se deslocar com mais facilidade. Existe hoje também no mercado seixos telados. Da uma olhadinha nesse site (http://www.palimanan.com.br/seixos). Abraços...!!!

      Excluir
  5. Qual é o melhor material para fazer caminho, que seja antiderrapante e antitérmico? Tenho cães e não gostaria de utilizar dormentes ou bolachas de madeira pois tenho quase certeza que vai se deteriorar muito rápido. O que sugere pedra são josé ou piso cimentício?

    Desde já agradeço.

    Luciana Meneses

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciana! Como opção para fazer caminhos na área externa, você pode usar a pedra são tomé, a ouro preto e a miracema (todas são antitérmicas e antiderrapantes). Você pode usar também placas de piso drenante. Espero ter ajudado...!!! Abraços!!!

      Excluir
  6. ola Tati tudo bem? Meu nome é Luzia. Amo seu blog...parabens. Estou fazendo um jardim com seixos( um sonho antigo) e estou muito empolgada e com muitas duvidas. Gostaria de saber se vc acha que dá certo eu fazer um contrapiso mais fino e colocar varias pedras enquanto o cimento está fresco para acoplá-las e depois jogar uma quantidade maior de seixos por cima. Estou pensando nisso para poder colocar uma mesa com cadeiras nesse local, pois tenho receio de colocar a manta e depois os seixos, e ficar sujando ou furar com os pes das cadeiras, pois meu terreno é uma terra bem vermelha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luzia! Já que você vai fazer o contrapiso, aproveite para colocar todos os seixos e deixar tudo fixo no contrapiso (como exemplo da foto 10). Como vai ser um ambiente muito usado e ainda com mesa e cadeiras, deixar o seixo solto pode ser um pouco perigoso (principalmente se for dos seixos maiores), pois ele se desloca com certa facilidade. Espero ter ajudado! Abraços!!!

      Excluir
  7. Olá!
    Estou na maior dúvida... Minha casa , na entrada ,possuem pedras claras nas paredes. Posso colocar piso de madeira(bolachas ou decks )até caramanchão(que será construído ), por cima de seixo de pedriscos claros. O Piso que contorna a casa e o jardim é pedra ardósia, vi em um site umas pedras cinzas , arredondadas, colocadas sobre os pedriscos claros. Talvez ficassem melhor. O que acha?
    Agradeço o palpite.
    Monica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mônica! Sem ver o local fica um pouco complicado de ter uma ideia do que ficaria melhor. Eu gosto muito do contraste entre os pedriscos claros e pedras mais escuras! Abraços...!!!

      Excluir
  8. Olá Tati , tenho um quintal de concreto posso jogar manta drenante, depois decorar com pedriscos e seixos ? lembrando que é externo e não tem cobertura !

    Obg beijos :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Você pode sim cobrir a área com pedriscos! Mas será que você não consegue plantar uma graminha no local?! Acho que ia ficar muito mais bonito...!!! Beijos...!!!

      Excluir
  9. Bom dia, Tati. Fiz um caminho com pedriscos. Porém, fica nascendo grama e matos no meio do caminho. No caminho coloquei manta, depois areia antes de colocar os pedriscos. Você conhece algum produto para evitar esse problema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marco Aurélio! Então...eu particularmente não gosto de aplicar produtos químicos no jardim, só em último caso mesmo. A maioria dos produtos só vai matar o que está acima da terra...depois brota tudo novamente! Acho melhor só arrancar com a mão ou capinar mesmo...!!! Espero ter ajudado...!!!

      Excluir
  10. tenho um terreno que fiz um muro de contenção , mas não posso aterrar a parte de cima deste terreno pois ele não suportara o aterro que seria encostado neste muro , mas vou fazer um laje nesta area para aproveitar esse espaço que seria de 12x4,5m ou +ou- 50m2 , pensei então em plantar duas palmeiras para proporcionar sombra nesta area que tipo vc aconselha tendo em vista que o piso (terra) ficara a uns 2,5m dessa laje. e esse coqueiro ou palmeira sairia de dentro dessa laje.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde!
    Tenho vontade de realizar a substituição do concreto da área externa por gramado, com pedras pelo caminho de passagem. Ao lado direito, existe uma casa colada ao muro do quintal. Se eu substituir por gramado, poderá danificar a estrutura debaixo da casa do vizinho, devido a água que correr pelo gramado?
    Em certos locais, como na parte esquerda da casa, o corredor, existem alguns lugares que não bate o sol constantemente. Isso pode ser um problema?
    Em toda a área circula bastante vento e já existe muitas plantas pelo quintal.
    Obrigado!

    Filipe - RJ

    ResponderExcluir
  12. Pessoal, preciso de uma ajuda, meu quintal tem 195 metros quadrados, tem árvores e plantas ornamentais, porém a parte sem nada é de arreia e outra de terra e está dando muito mato, o que eu poderia fazer com um custo baixo para cimentar ou colocar esses pisos. obrigada - Rio de Janeiro. Claudia

    ResponderExcluir
  13. olá tati queria saber o preço das pedras pisadas com os pés e tudo mais e queria saber tambem como posso colar firmimente no chao sem o problema dele escorregarem

    ResponderExcluir
  14. Olá, boa noite! Qual o passo a passo de um caminho com pedras entremeadas por grama? Primeiro as pedras e depois a grama?

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...