11/03/13

ORQUIDÁRIO EM CASA…!!!


As orquídeas despertam a paixão de colecionadores e de qualquer outra pessoa, tanto que é uma das espécies mais utilizadas para presentear, o que eu acho super legal, pois diferentemente de um bouquet de rosas (que depois de um tempinho no vaso com água vai murchar e morrer), as orquídeas duram muitos anos e sempre alegram a casa com a sua bela floração.

Muitas pessoas acham que cuidar de orquídeas é trabalhoso, mas com um pouquinho de paciência e alguns cuidados você pode ter até um orquidário em casa. E você não precisa ter um espaço grande para isso. Se você não dispõe de um ambiente externo, você pode cultivá-las dentro de casa e até mesmo no apartamento, é só colocá-las em prateleiras ou dependurá-las perto de janelas bem iluminadas e se houver incidência direta de sol é bom colocar uma tela pelo lado de fora da janela para que os vasos recebam sol filtrado.

Se você possui espaço disponível no quintal, pode construir um orquidário. Isso pode parecer caro, mas é possível ter um orquidário eficiente a baixo custo. E para isso você precisa ficar atento a alguns pontos.

Escolha um local que receba sol da manhã, para garantir uma iluminação adequada. O tamanho do orquidário vai depender do número de orquídeas que você tem. Num espaço de 20m2 é possível montar um orquidário com capacidade para acomodar até 200 plantas.

Pra a estrutura do orquidário, uma boa solução é usar ripados de madeira ou bambu, cobertos por telhas ou sombrites, que filtram a passagem dos raios solares. É importante que o ambiente seja ventilado e protegido de insetos e outros animais. Em locais expostos ao vento, utilize uma lona transparente ou sombrite também nas laterais.

Outro ponto importante é lembrar que  nem todas as orquídeas são iguais, portanto necessitam de condições diferentes. As orquídeas maiores e que necessitam de bastante aeração  junto as raízes podem ficar penduradas. Uma bancada é um bom lugar para as mudas recém plantadas ou em fase de crescimento. Na parte de baixo podem ficar as espécies que gostam de mais sombra.
 
 

































17 comentários :

  1. gostei muito são lindas

    ResponderExcluir
  2. Difícil escolher dentre tão lindos exemplares, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Lindos, vou fazer um na parede da minha varanda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cleide! Manda umas fotos pra gente ver como ficou...!!! Abraços...!!!

      Excluir
  4. parabéns pelo trabalho ,muito lindo e gratificante para quem olha , continue ajudando o nosso dia a ser melhor ! abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelas palavras de carinho...!!!

      Excluir
  5. Olá visitei o site e me interessei muito pelo esboço do orquidario q vc deu, porém não entendi qual é a função do plastico depois de 30 cm do sombrite. se vc puder me responder agradeço, pois vou montar e já estou como quase todos os materiais.grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá...!!! Esse plástico leitoso diminui a luminosidade no orquidário, fazendo com que o mesmo se torne uma semi-estufa e as orquídeas não receberão as águas das chuvas. Ele não é necessário se você não quiser. Espero ter ajudado....!!! Abraços...!!!

      Excluir
    2. Olá Tati, obrigada vc me ajudou muito, não vou colocar o plastico e sim duas camadas de sombrite, assim q tiver o meu orquidario prontinho eu te informo, estamos curtindo muito esta fase, sou de sp/capital, muito obrigada por sua ajuda e sempre q eu tiver duvidas vou te contatar, obriagada pela resposta imediata, abs

      Excluir
    3. Ah me manda umas fotos quando estiver tudo prontinho...!!! Sempre que precisar estou aqui pra te ajudar...!!! Abraços...!!!

      Excluir
  6. Oi, posso plantar as orquídeas em caso de plastico com fibras de palmeiras?. As fibras de plameiras são adubos ou posso usa-las igual pinhos para plantar as orquídeas? Desde já obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sebastiana! Você pode sim plantar suas orquídeas usando as fibras da palmeira...mas essa fibra não funciona como adubo. Espero ter ajudado...!!! Abraços...!!!

      Excluir
  7. Adorei as fotos, irei criar um espaço com as dicas que aqui pude ver.
    Estou amando minha mais nova experiencia, em menos de 2 meses já tenho 12 orquídeas, uma mais linda do que a outra, me fascinam!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maicon...!!! Que bom que as informações do blog foram úteis pra você...!!! Cultivar orquídeas é mesmo fascinante...!!! Abraços...!!!

      Excluir
  8. Tenho um espaço em forma de U, coberto com uma telha transparente. Posso usa lo?

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...